Muito além do lucro...


Quando batemos na tecla de que não é legal ficar usando o logo oficial do clube ou a caveira (que também é de propriedade do time) para produção de artigos piratas, não é que estamos sendo chatos ou cagando regras. A real é que como fã clube não somos autorizados a usar esses símbolos em nosso material e temos que zelar que ninguém que tenha alguma ligação com o St Pauli Brasil use (se você tentar vender dentro das nossas páginas, nós que podemos ser punidos).

E não para por aí. Além de ser um produto protegido por copyright (caso você use sem autorização você pode sofrer além de advertências, multas e processos por uso indevido), o material oficial tem verba revertida para projetos sociais, apoiados pelo time.

Então, sendo bem clara, se você está vendendo ou comprando um produto pirata, você não está ajudando com nada. Apenas dando dinheiro pra quem fez esse produto, com o único e exclusivo intuito de vender camisa, para fim apenas comercial.

Para ilustrar melhor sobre isso, abaixo está um texto que traduzi do site do time, onde eles contam um pouco sobre usar a verba da venda de produtos criados por eles em projetos sociais.


Não podíamos imaginar esse sucesso...

Texto: SiteOficial – Publicado em 04/03/2020


No FC St. Pauli, a abordagem ‘Do it Yourself’ (faça você mesmo) é de fato praticada. É assim que nosso clube desenvolve as idéias para alguns projetos de caridade que apoiamos na área do FC St. Pauli. Se esses projetos precisam de apoio, a associação ficará feliz em ajudar. Isso sempre acontece com a oferta de merchandising para esses projetos. Só em 2019 foi arrecadado mais de 50.000 euros para projetos e iniciativas.

“Nós apoiamos o planejamento, a implementação e as vendas. Portanto, nós somos criadores de grandes projetos e podemos dar ainda mais força para os temas e as organizações. Por exemplo, apoiamos o St. Depri e.V. em seu importante trabalho vendendo roupas com o logo da campanha, diz Bernd von Geldern, chefe de vendas da FC St. Paulo e diretor administrativo da FC St. Pauli Merchandising GmbH & Co KG. “Para o FC St. Pauli, o valor do compromisso social é ao mesmo tempo inspiração e motivação. É realmente gratificante quando o merchandising  consegue engajar e apoiar tantas pessoas e projetos sociais,” diz Geldern.

Lieb doch wen Du willst (Ame quem você quiser), Antifa, St. Depri, We'll never play alone, Kick the Borders, para dizer alguns. A lista de projetos que surgiu dos fãs, membros e grupos de trabalho, gerou mais de 50.000 euros em doações de iniciativas e clubes ao redor do bairro, e dos fãs através de venda de camisetas e outros itens em 2019. “Nós começamos aqui a levar os nossos valores para o mundo. Você pode fazer isso da melhor forma com material que chame atenção para a iniciativa,” explica von Geldern em relação aos projetos.

Reprodução Site Oficial: Merchandising da campanha do St. Depri


Outra coisa positiva nesse tipo de abordagem é que “podemos gerar dinheiro e chamar a atenção para questões como a luta contra o racismo ou a homofobia de uma maneira muito melhor do que pedir doações.” Porque vestir uma camiseta com as cores do arco-iris é um comprometimento com valores claros para muita gente ao redor do mundo e que com certeza pode ser usado para uma boa causa, ele afirma.

O fato de que o sucesso de muitas idéias nem sempre é planejado é comprovado com a grande venda da campanha ‘Lieb doch wen Du willst (Ame quem você quiser)’, do departamento de esportes no verão passado. “Nós não podíamos imaginar esse grande sucesso”, von Geldern relembra do projeto vindo de membros do esporte amador, que no final estava a caveira nas cores do arco-íris. Ele também ficou satisfeito com o dinheiro arrecadado com o gel de banho Antifa: “As reações mostraram que as idéias podem ser desenvolvidas através de iniciativas simples. O fato de que também era possível apoiar o coro contra os Nazis também foi muito gratificante.”

Qual o próximo passo? Von Geldern aguarda idéias vindas dos fãs, de associados e do clube. “Isso é uma abordagem do St. Pauli. Faça, veja se é viável e depois converse com a gente, descreve o gerente.

O FC St. Pauli agradece a muitas pessoas fantásticas que criaram tantos projetos, graças a sua paixão e comprometimento. Walk on!



Lista de ações e organizações apoiadas pelo FC St. Pauli:

  • We’ll never play alone (Projeto do departamento de Handball em Uganda) – mais informações: CLICK

  •  St. Depri (associação da cena de fãs, entre outras coisas apoias pessoas com depressão ) – mais informações: CLICK


  • Queer Refugee Support (departamentos Amadores apoiam migrantes homossexuais ) – mais informações: CLICK


  • Kiezhelden (plataforma própria do clube, vários projetos) – mais informações: CLICK


  • https://www.lautgegennazis.de/ (grupo de trabalhadores do FCSP, apoio a projetos a favor dos refugiados) – mais informações: CLICK


  • Solidarity at sea (resgate no mar) – mais informações: CLICK


  • Loud against Nazis (luta contra o extremismo de direita) – mais informações: CLICK