Vamos falar sobre a 3.Liga?

Pensando no pior cenário possível, muitas perguntas vêm a cabeça do torcedor do St. Pauli aqui no Brasil. Nós, em grande maioria (eu me incluo), não conhecemos os porões da 3.Liga e nem como é acompanhar o time de lá. Quais times vamos encontrar? Teremos livestream? Como será? Como não será? Pensando nisso, resolvi ir atrás de algumas informações, até mesmo para eu conhecer um pouco mais.

A 3.Liga não é algo tão fundo do poço assim. Ela começou a existir com esse nome a partir da temporada 2008-2009, substituindo o nome Regionalliga. A Regionalliga agora é destinada aos semi-profissionais. Diferentemente das Bundesliga e da 2.Bundesliga que são administradas pela DFL, a 3ª divisão é administrada diretamente pela DFB, por isso que ela não se chama 3.Bundesliga e sim 3.Liga.

Quais times atualmente estão na 3.Liga? Abaixo uma lista de quem vamos encontrar, no caso de sermos rebaixados. Alguns deles subirão, outros cairão, mas basicamente serão esses:

Tabela 3.Liga - www.sportschau.de

Dos times listados, alguns já encontramos em outros momentos na 2.Bundesliga, e o nosso maior rival o Hansa Rostock está lá também. Ele passou por maus bocados, chegou a ficar na zona do rebaixamento, mas vem se recuperando. Esse derby eu gostaria de passar longe, prefiro ficar com a possibilidade de um derby com o Hamburgo na 2.Bundesliga.

É uma liga financeiramente menos atraente devido a pouca promoção, mas acho que as coisas podem ser diferentes se o time vier a cair. O St. Pauli está com uma popularidade maior do que quando esteve por lá nas últimas vezes e isso pode trazer algum diferencial (eu acho).

Vamos ter livestream? Sim, teremos. Mas como não estamos acostumados a procurar, achei que não tivesse, mas tem. Os horários dos jogos são parecidos com o que temos hoje, então quanto aos horários praticamente nada muda.


Uma preocupação que eu tenho é como ficará o time, caso o time seja rebaixado. Manteremos os jogadores? Teremos jogadores novos? Não sei ainda, sinceramente.


Apesar de ainda restar um último fiapo de esperança, eu acho por bem preparar o coração. Porque daí a dor será menor. Irei colher mais infos e trazer aqui no blog e nas redes para ficarmos mais familiarizados com a 3.Liga. Espero que esses posts sirvam apenas para nosso conhecimento e não que a gente tenha que vivenciar isso de verdade na próxima temporada.


Forza St. Pauli!!!