O projeto multimídia Beyond Maracana

Beyond Maracana é um projeto de multimídia especial que permite olhar para além dos estádios da Copa de 2014. Ele fala de encontros nas ruas e nos campos de futebol. Fala de grandes diferenças e pequenas semelhanças. Do futebol como paixão e oportunidade.

A parte principal do projeto é uma série web-documentário e os vídeos podem ser vistos no canal do Youtube do Beyond Maracana.



Ele usa a grande atenção que é dada para o Brasil em 2014 para contar as histórias de personalidades e projetos fora da Copa do Mundo que não aparecem nos grandes palcos. Das pessoas que se dedicam para a integração de crianças e jovens provenientes de contextos mais pobres para ajudá-los através de um ensino lúdico, valores e habilidades sociais para uma perspectiva melhor de futuro.

As crianças e jovens dos projetos estão pessoalmente envolvidos na criação deste extenso projeto. A equipe de filmagem da Paperkite Pictures de Hamburgo/Alemanha esteve no Brasil em Janeiro de 2014 e visitou os projetos participantes e equipou alguns dos grupos com câmeras. Imagens feitas pelos próprios projetos permitem a participação das pessoas em seu cotidiano. 

Na Copa do Mundo, a equipe de filmagem retorna ao Brasil para mostrar como será a Copa do Mundo longe dos grandes estádios. A equipe também vai acompanhar o grupo de viagem dos torcedores que viaja junto com o ex-jogador do FC St. Pauli, Marcel Eger, para jogar umas ‘peladas’ contra times locais ao longo do itinerário programado na viagem.

Alguns partes da série web-documentário já estão online:


Futebol em Diogo



Street Art no Rio de Janeiro




Projeto Quabales I




Projeto Quabales II




Por se tratar de um projeto independente, foi aberta uma campanha de financiamentos coletivo para quem puder, ajudar o projeto. As informações podem ser encontradas no site do Beyond Maracana.

Quem se interessou pelo trabalho do pessoal, pode acompanhá-los nas redes sociais: