Propaganda da UE retirada por xenofobia


"The more we are, the stronger we are". Assim termina a polêmica e lamentável propaganda veiculada pela União Europeia nesta última semana, que abre uma sequência de imagens protagonizada por uma mulher branca solitária, vestida de amarelo e azul - cores da UE -, e intimidada por três lutadores: um de kung fu, um de capoeira e outro de kalaripayattu.

Apesar de nenhuma palavra ser proferida, os lutadores citam diretamente três países dos BRICs - China, Brasil e Índia -, com direito a samba durante a entrada do lutador de capoeira. Num misto de magia e cafonice, a mulher milagrosamente se multiplica em 12 iguais, que cercam os lutadores e logo formam as 12 estrelas que formam a bandeira da União Europeia. Os lutadores então desaparecem e o cenário volta à harmonia com o slogan final: "Quanto mais nós somos, mais fortes seremos".

A Comissão Europeia retirou o vídeo de circulação oficial e desculpou-se, mas Stefano Saninno, porta-voz da comissão, disse que o vídeo não é agressivo e que "festeja as habilidades de cada um dos personagens e prega o mútuo respeito e harmonia". Cômico se não fosse trágico.

Em mais um momento de crise, na Europa o responsável continua sendo o estrangeiro. Nada de novo no front.